26 de abril de 2012

Os cinco filmes da minha vida

Encontrei em vários blogs, mas foi após ler o meme da Barbara que fiquei com vontade de participar! Sou profundamente influenciável por pessoas fodas, tipo ela. Então, cá estamos reunidos para uma coisa a qual ninguém quer saber, mas estou afim de falar sobre. É difícil escolher cinco filmes de todos que assisti e gostei até hoje, mas o que seria do Bonjour Circus sem desafios? O que seria de mim? O que seríamos, afinal?

Porra nenhuma! - vocês respondem em uníssono.

Muito bem. Nem todos os listados são os meus favoritos, mas sim aqueles que marcaram época ou algum momento/situação importante na minha vida. Assim fica mais fácil de lembrar e também de ser justa com a sétima arte.

#1 Titanic

Um clássico. Recordista de bilheteria. Não adianta você ser chato e dizer que não gosta. Ninguém vai acreditar. Titanic levou milhares de pessoas as lágrimas, e levará mais algumas nesse segundo lançamento em comemoração ao centenário do naufrágio. O fato por si já é uma grande história, mas ainda incluiram um romance dócil para piorar a situação. Eu era pequena quando fui ao cinema com meus pais, e lembro até hoje dos mínimos detalhes do filme, as músicas, diálogos e cenas que um e outro fez questão de esquecer (como a piadinha da porta, que além de passada, está errada). Leonardo DiCaprio novinho causou frisson, minha gente! Até eu, que era nova demais para compreender esse negócio de pegável, entrei na onda e colecionei revistas com reportagens dele. Veja você. Foi uma das melhores épocas do cinema; a única que vivi até então. Titanic merece ser lembrado para todo o sempre!

#2 Amadeus

Sempre gostei dele, mesmo antes de saber quem era o cara tocando músicas "sem letra, mas muito bonitas". Quando descobri de uma vez por todas o senhor Mozart, nunca mais larguei e ele me acompanha todos os dias nos momentos de inspiração. Somente muito tempo depois encontrei, por acaso, o filme "sobre ele". Assim, entre aspas, porque na verdade o filme é inspirado em uma peça de Shaffer. O que é uma pena, eu adoraria ter certeza de que realmente houve uma luta de egos entre ele e Salieri! Dividido em dois dvds, é uma peça de ouro para se guardar dentro do colchão. É raríssimo eu gostar de cada segundo de um filme, mas Amadeus conquistou cada um deles não me deixando nem respirar entre uma cena e outra. Sou completamente apaixonada e não nego! Pode ser um roteiro teatral, ficcional e qualquer coisa que vocês quiserem afirmar, mas eu continuo achando a obra que mais se aproximou da real personalidade do músico mais foda de todas as gerações - Wolfgang Amadeus Mozart!

#3 O Pianista

Antes de assistir este, eu acreditava que A Lista de Schindler era o melhor filme sobre a Segunda Guerra Mundial. Olha, não tiro o mérito dele, é realmente ótimo, mas O Pianista bateu qualquer ranking. Não sei se fui influenciada pelo fato da família de minha avó também ser polonesa, ou pela fotografia perfeita, pelo ator maravilhoso, o cenário impecável ou tudo isso junto. Sou suspeita para falar de filmes sobre guerra porque adoro todos, assisto todos, quero todos e sou viciada em cada um deles! Deve ser o sangue alemão gritando rudemente na minha memória de DNA. Eu era só uma adolescente quando assisti e chorei como uma própria sobrevivente da guerra revendo um passado cruel. Mas assim, eu soluçava de tanto chorar! Cheguei num momento que, ou eu segurava as lágrimas, ou não conseguiria ver mais nada por culpa dos olhos inundados. Nos créditos finais, a única coisa que eu conseguia fazer era afagar o coração com a mão lotada de lencinhos e dizer: "Que lindo, que lindo, que lindo..." Quando me lembro da cena, acho cômico e exagerado, mas assim que coloco alguma parte do filme para rodar começo a tremer o lábio inferior e sinto o coração diminuir.

#4 Die Unendliche Geschichte

Acho que em português o título é "A História sem Fim", mas sei lá, não lembro. É o filme da minha infância, simples assim. Acho que foi o primeiro a ser gravado na minha memória, pois não me lembro de nenhum antes dele. Eu ficava deitada na cama, de bruços e balançando os pés, enquanto assistia o "cachorro grandão" voar; eu tinha medo e ao mesmo tempo fascinação por ele. Bastian, o personagem principal, foi quem deu o primeiro (de todos os outros primeiros) nome do meu filho. "Quando eu crescer e tiver um filho, o nome vai ser Bastian", eu dizia para todo mundo. Lembro pouquíssimo da história, mas é engraçado como os personagens e a magia ficaram grudados na lembrança! Até hoje não li o livro que inspirou o filme e por incrível que pareça não tenho a menor vontade de fazê-lo. Tenho a impressão de que isso acabará tocando uma parte muito importante da minha infância levando tudo por água abaixo.

#5 Pearl Harbor

Assim, não é nenhuma Coca Cola. Um filme bem fraquinho, aliás. Tem sua emoção, não nego (é sobre a guerra, gente). Marcou o período dourado onde tive o privilégio da TV por assinatura. Ah, bons tempos! Porém, o motivo de estar na lista não é nem o filme, e sim sua trilha sonora. Uma das mais lindas - dando destaque para There You'll Be e Tennessee. Antigamente eu gostava de colecionar trilhas, mas depois a mania perdeu a graça, perdi o interesse, e acabei deletando a maioria das pastas. Permaneci com duas ou três e entre elas está o Pearl Harbor. Não tenho a menor vontade de rever o filme, mas não me desfaço tão cedo das músicas. Vai entender...

Eu queria escrever mais, posso? Eu quero conversar sobre mais filmes, todos aqueles que me marcaram de algum jeito, e não foram poucos. É horrível ter que separar coisas que gostamos tanto, mas minha lista não poderia ser diferente. São estes os filmes assistidos em momentos importantes, que deixaram marcas dignas de serem lembradas! Existem centenas de outros, mas aí está o resumo. Não vou indicar alguém porque, até onde vi, a maioria dos blogs conhecidos já participaram do meme. Mas se alguém se interessou e quer enfrentar o desafio, é só ir em frente!

15 comentários:

Anna Vitória disse...

Del, você não tem cara de pessoa que tem Titanic como número um na lista de filmes favoritos da vida. Te achei demais por isso! hahaha
Cara, eu já vi Titanic zilhões de vezes, mas só depois de ver no cinema que eu concluí o quão fantástico ele é. Saí do cinema achando que foi o melhor filme já feito da história. Quero ser a Rose.
DOs outros vi apenas O Pianista, o qual gosto bastante mas que não figura dentre meus favoritos por ser grande demais. Acho que nunca consegui vê-lo inteiro por mais de duas vezes. Mas é um ótimo filme. Também amo tudo relacionado a Segunda Guerra, e acho que o meu favorito é Casablanca. A guerra é mais um pano de fundo, ok, mas não deixa de ser demais.
Beijo!

Thay disse...

Todo mundo tira sarro de quem gosta de Titanic mas quando alguém admite assim e o coloca no número 1 é louvável! Eu adoro Titanic, fico arrepiada toda vez que assisto ao filme. E pretendo ir assisti-lo no cinema de novo! Ahhh, que ótimo que alguém concorda comigo! A piadinha da porta é uma porcaria, oras, no filme mesmo mostra Jack tentando subir e a porta virando! Povo que não presta atenção é tenso mesmo. ¬¬

E finalmente alguém que compartilha comigo o gosto por filmes de guerra! E não só as guerras que de fato aconteceram, mas coisas homéricas e exageradas tipo "300" também fazem muito meu gosto. E gosto de "Pearl Harbor" também, ele é morninho mas bem feito. :D

E, nossa, acho que nunca assisti "A História Sem Fim"! Vou tentar fazer minha listinha, amo lisitinhas! Mas acho que a minha listinha vai ser muito pop, ain.

Beijo, Del!

Ana Luísa disse...

Eu to vivendo um amor total por Titanic, você percebeu no meu post, mas tenho que rir e concordar com a Anna: Nunca achei que fosse tivesse cara de pessoa que tem Titanic no topo de sua lista, e te achei incrível por isso!
Foi só agora, vendo no cinema, que eu senti Titanic de verdade, e agora ando respirando o filme, hehe.
Os outros eu nunca vi! O Pianista já ouvi muito falar, Pearl Harbor eu tenho em CASA e nunca vi, agora, os outros 2 eu nunca ouvi falar mesmo! Digo, até agora, haha.
Beijos, querida!

Karina Azevedo disse...

A minha lista também começaria com Titanic, provavelmente. Foi o primeiro filme que eu vi no cinema e, bem como você disse, mesmo eu não entendendo toda essa coisa de pegável, fiquei cheia de amores pelo Leonardo DiCaprio. Uns tempos depois ganhei um gato e aproveitei a onda pra dar o nome dele de Leo só por causa disso, sente o drama. HAHAHAHA
Vi O Pianista no colégio, então eu tentei me segurar ao máximo pra não cair no choro. Nem lembro se consegui, mas lembro que o filme é uma coisa de tão lindo. E se eu tivesse visto em casa teria me afogado em lágrimas.
E tipo que esses são os únicos filmes da sua lista que eu vi. Sou uma vergonha?
Beijo, Del!

L.H.C disse...

Ah Titanic é muito lindo pra sempre, eu ainda sei as falas decoradas kkk, tava querendo ir ver no cinema, nunca vi no cinema só em dvd, queria ver Jack morrer em 3D, mas não tá dando. E Pearl Harbor eu gosto também. Tenho vontade de assistir O Pianista, mas ainda não tive a sacada. Adorei esse meme

Milena M. disse...

Tô com vergonha. Só vi Titanic. Sério, me internem. Não é aceitável uma pessoa nunca ter visto O Pianista e até não tendo visto eu sei disso.
Mas olha, eu vou tentar se uma pessoa mais digna esse eu verei. Juro.
Beijo!

*Lusinha* disse...

Eu já vi esse meme respondido em vários blogs... Certamente se eu fosse fazer o meu, Titanic seria o primeiro da lista. Não só pela produção, pelo que ele foi na época, mas foi o primeiro e um dos poucos filmes que eu me interessei mesmo.
Além da história, fui atrás de revistas, acompanhar como o filme foi feito, vi documentários, enfim, foi um dos poucos filmes em que mergulhei nele...
Bjitos!

Mayra disse...

Fiz um texto parecido com esse ano passado, mas eram 10 filmes e eu penei tanto pra eleger que acabei elegendo uns super idiotas, sacanagem! Comentando sobre os seus, concordo com o mérito de Titanic, nunca vi Amadeus mas sempre me dizem que é ótimo, Pianista é FANTÁSTICO (também adoro filmes de guerras e esse é maravilhoso!!!), esse da sua infância nunca ouvi falar, mas filmes de infância têm todo mérito do mundo e Pearl Harbor nunca tive paciência, mas fiquei curiosa com a trilha sonora agora!
Abraços!!!

Ba Moretti disse...

GEEENTE, SOU FODA (?) HAHAHA ADOREI! :)

Fiquei chocada ao ver Titanic na sua lista. Você aí quebrando ideias. Gostei! A previsibilidade não tem tanta graça :)

E né, é bem por aí. Na maioria dos casos os filmes nem são os melhores nem nada mas só pelo fato de terem marcado bem a nossa vida já se encaixam perfeitamente em memes como esse :)

Kamilla Barcelos disse...

Titanic marcou minha vida. Gente, o Pianista é um filme incrível. Sempre que assisto, ele mexe comigo.

Isa disse...

Aaaaaah adorei. Primeiro porque amo Titanic e O Pianista. Depois porque os outros três entrariam facilmente na minha lista. Sempre desejei um amor como o de Pearl Harbor. Amadeus é uma das coisas mais lindas que já vi. Agora, História Sem Fim é um dos motivos pelo qual escrevo, hoje. E leio. Só tenho que agradecer ao Bastian <3

Camila disse...

Ah, Titanic é meu filme preferido do mundo inteiro ♥ não tem nenhum que eu goste mais e também, se aparecer um no nivel eu não vou jamais admitir que o seja. rss

Dessa lista só vi mesmo Titanic e Pearl Harbor, tô ruim de cinema, mas a trilha de Pearl Harbor é mesmo magnífica, me lembro até hoje...

PS: Você sabe que agora, toda vez que vejo uma imagem de palhaço ou qualquer coisa relacionada, logo me vem o nome "Del" na cabeça. rss

Natalia. disse...

Titanic é lindo demais, por favor. Ele meio que expande meu lado romântico, por isso evito assistir na companhia de terceiros, sei lá. E lembro que minha professora de estética da arte tinha recomendado Amadeus, mas nunca assisti, vergonha. O Pianista eu chorei que nem bebê, amo esses filmes com esse estilo e sobre a Segunda Guerra Mundial. E esse é fantástico! "Die..." eu nunca assisti também. E Pearl Harbor assisti na aula de Inglês, no 1º (?) ano, gostei até.

Ah, e relaxa haha também não sei comentar muito bem :/ mas só por você ter lido e comentado a respeito já valeu viu? Obrigada!

Flá Costa * disse...

Nossa, você acredita que da sua top 5 lista eu só assisti a três? Titanic, óbvio (adorei a parte em que você diz "se você diz que não gosta é mentira". Concordo completamente!), O Pianista (chorei que nem baby too, e nem tenho familia polonesa nem nada) e Pearl Harbor. Todos filmões...

Fiquei aqui confabulando qual eu colocaria na minha lista....

Beijoca

Emi disse...

kkk Eu tinha abuso de Titanic! Mas era porque eu era do contra em tudo na época! :P hahah Tanto que fiquei anos sem assistir o final do filme e o resultado... mesmo marcando minha vida (porque marcou a de todo mundo, acho hahah), nunca foi um filme que amei.
O Pianista também me marcou muito. Lembro de assistir numa aula de história e chorar horrooores no colégio. Me dói até hoje lembrar dele. Acho que foi o filme que mais me fez chorar. D:
E A História sem fim.. é minha infância também. ♥

Postar um comentário