27 de julho de 2012

Julgando pela capa

Falando em livros, que tal se você marcasse Helena no Skoob para ler mais tarde?

Meme retirado do Wink, blog da Mia. Tem regrinhas, mas sou uma revolucionária fora da lei, portanto, irei sutilmente ignorá-las assim como não indicarei alguém para dar continuação a corrente. Aprendi algumas coisas sobre o julgamento de livros pela capa, só que continuo fazendo isso. Desde que comecei a escrever Helena venho pensando na capa e em sua importância; ainda mais para mim, que sou escritora estreante. Por outro lado, não faço o que não quero que façam comigo. Evito torcer o nariz para capas dos primeiros livros de um escritor ou escritora. Vamos dar uma chance! Mas como já caí bastante na armadilha literária, o meme será proveitoso.

#1 Um livro que você já leu só por causa da capa:
É um livro circense, mimimi. Comigo é assim, tudo relacionado ao circo tem que ser meu ou, no mínimo, devo estar por dentro do assunto. É mais forte do que eu! Então, mal dei atenção a história e já estava querendo comprá-lo ou ganhá-lo o mais rápido possível. Quando colecionamos algo, as coisas funcionam desse jeito. Confesso que não fiquei animada com a narrativa, mas diabos, o livro continua sendo circense e isso basta.

 


#2 Um tipo de livro que você não lê por causa da capa:
Na verdade, existem diversos livros atuais que eu não leio por causa da capa. Acho mulherzinha demais. Eu gosto da Marian Keyes, li um ou dois livros dela, e apesar de achá-los muito longos e o enredo repetitivo, não fico perseguindo a coitada. Pode não ser meu tipo de leitura, mas ela escreve bem. O problema é que a capa e o título não ajudam no enredo já condenado por mim. "Tem Alguém Aí?", parecido com um título do Jostein Gaarder, e a ilustração demonstra que eu perderia meu tempo tentando, mais uma vez, ter paciência para chegar no fim da história. Tem cheiro de "mais do mesmo".


#3 Um livro que você relutou em ler por causa da capa, mas gostou:
As capas brasileiras, normalmente, são decepcionantes. Não sei o que as editoras tem contra o setor de arte. Claro que não estou generalizando, mas não consigo me lembrar de nenhuma capa legal no momento. Mas gostei da história; até demais por ser um "clássizzzZZzzz".






#4 Um livro que te decepcionou, mas você gosta da capa:
Gente, que livro chato. Comprei em um impulso consumista e até hoje não sei onde estava com a cabeça. Aliás, eu sei: estava com a cabeça na capa. É bonita. Eu sequer li a sinopse, para vocês terem uma ideia. "Não tem como esse livro ser ruim" eu pensei. Ora, francamente.







#5 Suas cinco capas de livros favoritas:

Água para Elefantes, Eu Sou o Mensageiro, A Menina que Roubava Livros, Gonzos e Parafusos e Os Contos de Grimm.

13 comentários:

Laura K. disse...

Del, tais enganada quanto à "Tem alguém aí" a capa não faz jus a história...

Ana Luísa disse...

Gente, adorei esse meme! Essa capa do Circo da Noite é linda mesmo! Não curto as capas da Marian Keyes, enjoei do estilo, todas iguais meio listradas.. hahaha. E ando com preguiça, porque já li uns 4 ou 5 dela e segue sempre na mesma lenga.
A Cidade e as Serras foi o pior livro que eu já li na minha vida!
E eu também amo a capa de A Menina que roubava livros! E odeio meu Àgua para Elefantes, porque ganhei com a capa do filme.
EU ABOMINO LIVROS COM CAPA DE FILME!

Karina Azevedo disse...

Esse é um dos memes mais legais de todos! Eu vivo julgando livros pela capa e compraria todos com a capa bonita se tivesse dinheiro. Livros bons com capas feias são a coisa mais triste desse mundo. E livro ruim com capa bonita é propaganda enganosa. Os dois casos deviam ser crimes.
Nunca li nada da Marian Keyes, mas tinha vontade de ler Melancia porque curto a capa. Até que me disseram que é um porre. Mas ainda quero ler alguma coisa dela, apesar de achar as outras capas muito sem graça. A de Tem Alguém Aí? é quase uma obra quando lembro da de Cheio de Charme...
Beijo, Del!

Anna Vitória disse...

Adorei e já aviso que roubarei! hahaha
Eu não sou muito de julgar o livro pela capa porque eu quase não compro livros (sou muquirana mesmo) então, quando gasto dinheiro com eles, eu meio que já sei do que se trata. Mas já deixei de comprar livro por causa de uma capa feia, tipo essas reedições bizarramente feias que vem com a foto do filme. Deveria ser proibido.
Fiquei chateada ao saber que O Oráculo de Luna é ruim, porque gente, esse é capa é MARAVILHOSA!
Beijos!

Mia Sodré disse...

Duas de suas capas favoritas são as minhas também. Mas sério, acho gamante a capa de Água para Elefantes é uma das mais lindas que já vi. Amo ela.
As capas brasileiras realmente costumam ser um saco. Mas olha, já me surpreendi tanto por capas de livros... vixe!
Um dia eu paro com isso e leio antes de julgar. Ou não.

Beijo!

Antônio LaCarne disse...

parabéns por esse post tão inspirador! ;)

Kamilla Barcelos disse...

A Cidade e as Serras poderia ter a capa que fosse que eu nem ia gostar. hahaha Custei a terminar de ler.

Thay disse...

Eu bem que tento não julgar os livros pela capa, mas é inevitável! Com o "Circo da Noite" foi amor a primeira olhadela! A capa é linda e muito bem feita, logo despertou minha curiosidade. Mas fui procurar resenhas e o enredo me desmotivou. E a capa de "A Menina Que Roubava Livros" é mesmo linda! Gosto de como ela é simples e singela. E essa capa de "Água Para Elefantes" eu não conhecia - tbm, depois do filme só vi capas com Reese e Robert nelas. XD
E já adicionei Helena no Skoob! Nanana! :D
Beijo!

Jana disse...

Oi, Del!
Nossa, o que as pessoas tem contra essas capas da Marian? Tá, são feias pra caramba (haha), mas dá pra engolir, vai?! Uma pena que a Bertrand tenha escolhido seguir essa linha triste (as capas de fora são tão lindas!), mas posso dizer que nenhuma das capas chega aos pés das histórias. Mesmo que sejam parecidas em vários pontos, não me arrependi de ler nenhum (porém concordo que são grandes demais!)

O que dizer sobre a capa de O circo da noite? Perfeita! Eu ainda prefiro a outra, é claro, já que tem vários elementos que aparecem na história (guarda-chuva, cartas...). Apesar dos pesares, gostei da história. ^-^

Essa capa de Água para elefantes é linda, né? Eu fiquei super contente de ter encontrado ela na estante virtual (10 pilas!). Não gostei da capa do filme... --'

E eu queria muito essa capa de Eu sou o mensageiro. É tão mais bonita! Não sei qual edição vem primeiro, mas a que eu tenho é aquela da caixa de correio, que ainda é bonita, mas não é "diferente" como deve ser (?!).

Beijão, Del!

PS: Já marquei Helena como vou ler e desejado. Agora é só esperar. o/

L.H.C disse...

eu antipatizo com os livros de Marian Keyes exatamente pelas capas e título, ganhei um dela Melancia, Melancia, o que? Isso é título de livro, mas vou tentar ler sem preconceitos. E sabe nem dou importância exagerada as capas não, geralmente nem reparo, talvez por que meus livros preferidos são aqueles bem antigos que a capa era dura e só o título do livro e o nome do autor, sei lá.

Gabriela Petrucci disse...

Gente, que meme mais gracinha!
Eu acho lindíssima a capa de O Circo da Noite e adorei as suas favoritas, com exceção de Água Para Elefantes.
Eu ando apaixonada por capas de "couro", daquelas antigas e duras, sabe?

Pri Bragança disse...

E eu AMEI a capa do Helena e estou louquinha pra ler! :D

Gostei desse meme e fiquei com vontade de fazer!

Cacá disse...

Nossa, to faz muito tempo pensando em uma capa de livro brasileiro bonita, fiquei "TEM QUE EXISTIR" e realmente não veio na minha cabeça! Hahaha saco :/

Postar um comentário