10 de agosto de 2012

A Culpa é das Estrelas

Em A Culpa é das Estrelas, Hazel é uma paciente terminal de 16 anos que tem câncer desde os 13. Ainda que, por um milagre da medicina, seu tumor tenha encolhido bastante — o que lhe dá a promessa de viver mais alguns anos —, o último capítulo de sua história foi escrito no momento do diagnóstico. Mas em todo bom enredo há uma reviravolta, e a de Hazel se chama Augustus Waters, um garoto bonito que certo dia aparece no Grupo de Apoio a Crianças com Câncer. Juntos, os dois vão preencher o pequeno infinito das páginas em branco de suas vidas.
John Green
★★★★★
Estou lançando o meu livro, como vocês bem sabem, portanto, não tenho muito tempo para outras coisas; sequer escrever! O trabalho parece ser infinito (nunca paro de corrigir erros e a diagramação), mas acho que agora finalmente atingi a fase final - "Helena" será lançado em agosto. Mas resolvi dar uma paradinha para escrever um pouco no blog e não deixá-lo assim, tão abandonado. Como eu tenho vários assuntos, e não consigo organizá-los para falar sobre cada um, decidi fazer uma resenha bem sem vergonha sobre o único livro (até agora) a ganhar cinco estrelas na minha avaliação: A Culpa é das Estrelas, de John Green (esse lindo).

Tudo bem, eu confesso: o meu interesse em lê-lo surgiu após encontrar o comentário de Markus Zusak. "Você vai rir, vai chorar e ainda vai querer mais" está escrito na capa, e eu tive que me derreter porque o senhor Zusak é tudo e mais um pouco. Comentei com alguns colegas: "se esse homem pedir para eu pular de uma ponte, cara, eu pulo"! E pulo mesmo. Imagine, então, cumprir a simples tarefa de ir à livraria comprar um exemplar indicado por ele. Moleza. Tentei participar de sorteios, mas sinceramente, nunca tenho paciência de esperar a sorte. Comprei e pronto, acabou o problema.

Li vários comentários de pessoas falando super bem do livro, que era lindo, emocionante e blá blá blá. Eu, bicho do mato que sou, já fiquei com um pé atrás. Pensei ser mais uma história-de-casais-com-câncer, que quer fazer você chorar a todo custo porque a vida é injusta, mas o amor é lindo e invencível e zzzZZzZzZz... Um Amor Para Recordar, por exemplo, ou Inquietos. Todo mundo já sabe o final, já sacou a moral da história e já estamos cansados dessa ideia batida. Mas "A Culpa é das Estrelas" tinha a recomendação de Markus Zusak! Isso, meu amigo, é o suficiente.

Só que eu dei com os burros n'água. O livro é bom! Melhor ainda, o livro é surpreendente. Não existe aquela balela emocional, o romance água com açúcar, um sacrifício de contos de fadas para que o Bem vença. A história acontece tão naturalmente, que você quase se esquece de que está lendo uma ficção. Ok, eu dispensaria o namorico, mas por outro lado não posso negar que ele foi essencial para o "todo". Enquanto eu achava que sabia tudo o que aconteceria e deixaria de acontecer naquele enredo, cada página que eu virava era uma surpresa. Mais próxima do final, então, me vi fazer uma coisa que há muito tempo não fazia: segurar o choro. A última vez que chorei lendo um livro, foi com "Marley & Eu", isso no ano de 2007! Desde então, nenhum livro havia arrancado alguma lágrima deste ser frio e calculista que vos escreve.

Não, a história não é mais uma lenga lenga para entupir estantes nas livrarias. John Green teve o cuidado de dar vida a cada personagem e o humor, que eu acho imprescindível. Não há exageros, amor a la Danielle Steel nem força o leitor a se apaixonar. Pois é, existem aquelas histórias que praticamente berram: "Você tem que amar esse livro"! Não, eu amo "A Culpa é das Estrelas" porque é bem escrito, leve e divertido. O único problema é minha vontade de fazer várias perguntas ao Green, pois eu realmente quero saber mais dessa história. Terminei a leitura com a sensação de que poderia ler mais 300 páginas e abracei o livro com um único pensamento:

Ler este livro foi culpa do Markus Zusak. Ainda bem!

18 comentários:

Janaina Barreto disse...

Del, se você diz que o livro é bom, eu acredito. Você é o meu Zusak de saias. haha Também não consegui esperar a sorte e comprei >_<

L.H.C disse...

vishi, muita gente falando bem desse livro, quando vi a sinopse também pensei nos livros mel com açucar de Nicolas Sparks,mas ler um elogio desses de você, Del, me surpreendeu! E se o Markus falou a gente acredita

Andreia disse...

(Só eu que gostei do 'novo' layout?! Dx)

É a primeira vez que ouço falar nesse livro, mas admito que me pareceu interessante. Espero lê-lo antes do fim do mundo chegar. x_x

Beijokas

OBS: Adorei o detalhe da gota. :D

Laura K. disse...

Primeiro, o lay está lindo!
Segundo, quero muito ler esse livro, estou numa fase de contos reais...

Blank Space disse...

Markus Zusak is God.
"se esse homem pedir para eu pular de uma ponte, cara, eu pulo!" - hahaha, exatamente ;~
Já tem um tempão que eu to querendo ler esse livro, eu já li um outro do John Green, "Looking for Alaska", mas não gostei tanto. Como estavam todos falando que esse novo é muito bom me deu vontade de ler, mas ainda não comprei. O John Green também faz uns vídeos no youtube com o irmão dele, eu gosto bastante, você devia procurar quando tiver tempo.
Enfim, com mais uma opinião positiva sobre esse livro, acho que vou dar uma chance e ler, espero que seja bem diferente do outro :)
Beijos

Larie Ribeiro disse...

Esse livro é sensacional e, olha, também tive a mesma sensação de que podia lê-lo por muito mais páginas. Mas a verdade é que acho que a ideia do John Green era essa mesmo. Assim como ele descreve o sentimento da Hazel perante ao livro favorito dela, a gente começa a se sentir da mesma forma com o próprio livro que estamos lendo. Não sei, só sei que esse livro me cativou - e muito!.

Beijo :) Layout maneiro!

Thay disse...

Mas eu TENHO que comprar logo esse livro! Ou melhor, deixa eu fazer isso agora antes que me distraia com outras coisas! Você falando tão bem dele, a Jana... o Skoob inteiro! E olha que eu não sou de comprar esse tipo de livro, sou totalmente da fantasia e surreal. E, poxa, não quero chorar lendo... acho que assim como você, a última vez que chorei lendo foi Marley & Me. Ah, claro, teve o 7º Harry Potter mas isso pq sou fangirl sem cura. Ah, e alguma coisa de Guerra dos Tronos me fez ficar balançada tbm, mas chorar como uma desesperada foi Marley & Me mesmo. XD
Beijo!

Cat Campos disse...

Markus Zusak é o cara! rs Você realmente me deixou muito animada, vou colocar na lista de desejados do Skoob.
Besos.
doceilusao.com

Gleanne Silva disse...

Primeiramente o lay tá lindo <3.
E segundo, eu p-r-e-c-i-s-o ler esse livro, eu amei o título (fascinada por estrelas ¬¬ ), depois foi você que indicou né Del. Quando a$ coi$a$ melhorarem por aqui, eu compro. :)

Ana Luísa disse...

Maravilhoso, né, Del? Eu me apaixonei tanto por esse livro, mas tanto, que pedi por mais 1000 páginas e fiquei abraçada com ele quando terminei. Foi duro começar outro livro e deixar esse no passado.. Já dei de presente pra 2 amigas que fizeram aniversário, e o meu tá emprestado com minha prima. O mundo tem que ler esse livro.

Pablo disse...

hahaha, eu já procurei esse livro em pelo menos 3 livrarias por aqui e não encontrei! tive medo de comprar pela internet sem conseguir ler pelo menos um pedacinho, e depois não gostar!
agora eu quero! = D

P.S. nossa, estava com taaanta saudade de comentar por aqui! a vida tem sido tão corrida que não tenho tido tempo disso! = S

Karina Azevedo disse...

ARREPENDIMENTO. Ia comprar esse livro pra dar de presente pra uma amiga muito querida, porque além dela querer ler eu quero ler e aí poderia pegar emprestado. E acabei não comprando. Agora quero mais do que loucamente esse livro pra mim. Ai.
Beijo, Del!

gabriela m. four disse...

Ah, eu já estava de olho nesse livro, e também só li coisas boas a respeito dele! Agora, estou louuuucaaa de vontade! Bienal no Anhembi, aqui vou eu caçar esse livro lá! HAHAHAHAHA

Del, você conseguiu deixar o layout ainda mais bonito, quéquéisso fia?! Tá lindo!

gabriela m. four disse...

(concordância, cadê você que não estava no meu comentário anterior?)

Natalia. disse...

Mais um livro pra minha (enorme) lista! hahaha Tá lindo o layout e mal posso esperar pra ler Helena!

=*

Liz Rodrigues disse...

Olá moça!

Li seu post na segunda e fui pra net comprar desesperadamente esse livro e encontrei o eBook, nunca tinha lido um eBook e estou pirando nessa nova forma de leitura e no livro então, estou mais que amando!!! Consegui comprar ontem pq tinha esquecido o meu cartão em casa... Estou apaixonada pelos 4 primeiros capitulos e já estou sofrendo só em pensar no final!

Bjus e até a próxima!

Liz Rodrigues disse...

Que livro maravilhoso!!! Chorei, ri, tive esperanças, por fim chorei novamente e me apaixonei...

Com certeza entrou pra lista dos meus 5 livros preferidos!!!

Dasty-Sama disse...

Estou absolutamente louca para ler esse livro. Ele está em todo lugar chamando minha atenção com comentários ou resenhas boas. Preciso de uma história tão bonita como essa para minha vida. E nem me importo de acabar chorando loucamente no final. Acho que vai vale a pena.

Postar um comentário