30 de janeiro de 2013

Incentivo à leitura

A Thay, do blog Dreams, e a Luísa, do blog Nada Certo, me indicaram para este meme que é no mínimo uma utilidade pública. Assim como a Thay comentou no seu texto, eu também comecei com a série Vagalume de livros e com gibis da Turma da Mônica. Minha mãe todas as noites lia os contos de Grimm ou os de Oscar Wilde para eu dormir. Vocês devem estar cansados de ler a respeito da minha professora de português, que me ensinou a ler do jeito certo, e sobre a minha opinião neste assunto. Esse negócio de leitura obrigatória para vestibular, além de ser um tiro no pé, é uma desculpa para que os jovens se distanciem da literatura quando mais precisam dela. Tenho fé que um dia isso vai mudar e as pessoas irão entender que não é esse o caminho para ensinar crianças e adolescentes.


Regras:
1. Responder a pergunta: Qual livro você indicaria para uma pessoa começar a ler?
2. Indicar 10 blogs para fazer o Meme. (É expressamente proibido oferecer o laço “a quem quiser pegar” sem indicar seus blogs primeiro.)
3. Avisar os blogs que você indicou e colocar a imagem no seu blog para apoiar a campanha.

Olha, para ser sincera, esse meme é um baita pepino. Eu sei que gosto de dar pitacos no que as pessoas estão lendo ou deveriam ler, mas tenho consciência de que essa escolha é pessoal. Até hoje não gosto da ideia de ser "guiada" para um gênero ou mesmo receber uma indicação (a não ser quando eu peço). A única pessoa que me disse o que eu deveria ler foi a famosa professora do ensino fundamental, e isso só porque ela sabia o que estava fazendo. A maioria das pessoas não sabem. Nem eu sei o que estou fazendo, quando me dou conta de que classifiquei mais de três livros seguidos com menos de três estrelas. Obviamente errei feio, mas demoro para descobrir exatamente onde. Agora, imagine alguém que não me conhece! Eu adoro ler (quase) de tudo e gosto de ter liberdade para isso. Sim, é difícil começar sem ideia do seu gênero preferido, mas é como limão: você só sabe que é ruim após experimentá-lo.

Hummmm, Crepúsculo!

A gente não sabe o que se passa pela cabeça de uma pessoa que quer começar a ler. No fim das contas, que diabo é isso de começar a ler? Devem existir inúmeros motivos para tal. Vou fazer de conta que o boa praça quer conhecer a literatura, ou um novo hobbie, ou... sei lá. Eu indicaria Machado de Assis. Muitas pessoas tem medo dele por causa do complexo de inferioridade intelectual que assola o país, as chances de abandoná-lo são gigantescas. Ok, cortemos Machadão. Então, que tal Jostein Gaarder? Apesar de YA, suas filosofias fazem qualquer um adormecer se não estiver treinado. Mais um corte. Markus Zusak, por incrível que pareça, não agrada grande parte dos jovens o que me faz ter receio de indicá-lo. Primeiro porque eu dou um murro na boca de qualquer um que fale mal dele. Segundo porque se as pessoas não conseguem acompanhá-lo, meu Deus, é o fim dos tempos. Para encerrar logo, decido indicar os livros recentes. Como o cerumano está começando a ler (seja lá o que diabo isso signifique), conteúdo é a última coisa que ele irá querer, certo? Certíssimo.

Foi impossível escolher um livro só, me desculpem. As possibilidades são tantas! É um crime resumí-las a um exemplar que, com certeza, não será o certo para muita gente. Se você aí está começando a ler, saiba desde já que esse é um mundo vasto feito só para os fortes. Lide com a indecisão desde agora para não se frustrar mais tarde. Eu escolhi estes:


São livros leves, bonitos e que ao mesmo tempo coloca alguma coisa útil nas cabecinhas. Eles nos fazem pensar, e essa é a única coisa que a leitura quer fazer por você. E se estão pensando que vou indicar dez blogs, olha, parabéns pelo otimismo. Se eu encontrar pelo menos dois a sorte estará do nosso lado. Vejamos... Caixa Preta, In My Place e Sobre Fatalismos. Pronto, nem doeu.

6 comentários:

Monique disse...

Seus memes são sempre uma delícia. Já disse isso? Adoro me jogar nas suas opiniões.

Saudades aqui. Desapareci. Mas tô de volta, viu.

Um beijo!

Luísa Chaves disse...

Indicação, como você disse, é sempre algo complicado, mas gostei bastante das suas!
O jeito é experimentar mesmo, cada um vai se encontrando na literatura até conseguir descobrir qual a categoria que combina, né?

Adorei a resposta!

Beijão! :*

Carol Campos disse...

Adorei o meme, sempre o vejo circulando por aí, mas a sua resposta foi das que gostei mais. Vou colocar na minha wishlist literária :)
Beijos!
http://www.doceilusao.com/

Camila disse...

Acho super legal essa campanha :)

Andreia disse...

50 sombras que é tao bom que agora so saem livros 'parecidos' com ele. x.x

Gostei do meme. (:

Natalya Leopize disse...

Concordo, utilidade pública! Não conhecia esses livros que você citou, estou pensando em falar sobre os livros que eu já li e que talvez seja de utilidade pra outras pessoas tbm! Obrigada pela inspiração!

Beijo

Postar um comentário