17 de abril de 2013

As cinco grandes invenções

Tirei a ideia do blog da Mayra, o A Casa de um Alien, que se você não for visitar agora estará perdendo uma grande chance de ler textos realmente bons. Ela postou no blog as cinco melhores invenções da humanidade de acordo com o seu ponto de vista e eu resolvi fazer o mesmo, pois se hoje dou graças à Deus por ter nascido em tal época, a culpa é da história. Sinceramente, a Idade Média era linda... para os reis. E olhe lá. Enfim, eis as cinco invenções mais importantes para mim:

#1 Antroposofia
A Antroposofia, do grego "conhecimento do ser humano", introduzida no início do século XX pelo austríaco Rudolf Steiner, pode ser caracterizada como um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo, que amplia o conhecimento obtido pelo método científico convencional, bem como a sua aplicação em praticamente todas as áreas da vida humana. O índice da home page deste site (em www.sab.org.br) dá uma idéia dessas áreas e da abrangência da Antroposofia.
— Sociedade Antroposófica Brasileira
Eu adoraria explicar o passo a passo dessa filosofia, mas acho que as pessoas aprendem muito mais quando pesquisam por si mesmas - o que também é um indício de que elas querem aprender. Clicando no site da SAB você encontrará todas as informações sobre antroposofia, assim como do seu criador, o fodão do Steiner. Tenho me sentindo mais leve e melhor desde que comecei a ler seus livros e me aprofundar no assunto. Você se sente cuidado e compreendido individualmente ao mesmo tempo em que aprende a conviver melhor na sociedade. De todas as coisas que a antroposofia me trouxe, a mais valiosa foi a Pedagogia Waldorf, que entrará muito em breve no meu currículo.

#2 Cinema

Eu amo filmes. Confesso que às vezes tenho mais paciência com eles do que com os livros. Tudo bem que o que começou mudo e incolor hoje se perdeu em explosões e diálogos insípidos, mas ainda assim é a sétima arte e todos deveriam dar valor. A começar, por exemplo, deixando crianças de colo em casa e não levá-las para assistir Os Vingadores. Infelizmente também inventaram a falta de noção, e esse vírus de laboratório é contagioso. Eu não sabia qual foto escolher para ilustrar este tópico, mas tinha certeza de que seria algo do Buster Keaton - o mestre.


#3 Fotografia

Se não fosse ela, até hoje estaríamos desejando que nossos olhos fossem capazes de guardar os momentos (se você ainda faz isso, lamento, mas precisa sair melhor equipado de casa, benhê). Ok, eu tenho essa fobia de tropeçar na rua, ou coisa que o valha, desde que os celulares com câmera se popularizaram. Privacidade é quase um mito nas cidades grandes. Por outro lado, não teríamos registrado grandes acontecimentos da história, que ficariam perigosamente a cargo da imaginação de cada um. Eu, que morro por uma foto circense, sei o que estou dizendo. Odeio tirar fotografias, mas não posso negar que amo colecioná-las e vê-las quando visito alguém, vou a um museu, ou pesquiso arquivos na internet.

#4 Piscina

Há controvérsias. Por exemplo, aquele buraco no fundo da piscina, que dão várias funcionalidades para ele, mas na verdade é uma passagem para o submundo. Eu não gosto dele. Porém, é o único perigo que a piscina me oferece, ao contrário do oceano - esse lugar inóspito e traiçoeiro.Tendo uma piscina, não preciso enfretá-lo mesmo que às vezes seja inevitável. Algumas pessoas acham que tenho esse medo por não saber nadar, mas lhes digo que na verdade é questão de bom senso. Você não se joga numa coisa onde o fundo não é visível e seus pés não conseguem tocar, e cujo fim é inalcançável aos olhos. Isso não é sensato. Numa piscina, pelo menos, você sabe com quem está se metendo. Nada do que um par de boias do Bob Esponja não possa resolver. Mob Dick e Davy Jones comprovam minha teoria.

#5 Papel higiênico
Antes de sua invenção, que data do século XIX, as pessoas costumavam fazer a sua limpeza com folhas de hortelã, água e por vezes sabugos de milho. Diz-se que o papel higiênico foi inventado na China, em 875, mas a invenção também já foi atribuída a Joseph Gayetty, de Nova Iorque, EUA, que a teria concebido em 1857.
A Mayra chegou a mencionar o absorvente interno em seu texto e eu não lhe tiro a razão. É realmente um trocinho que salva a lavoura. Mas para ser justa com toda a categoria, o papel higiênico não poderia estar de fora de nenhuma lista. Veja bem, sabugo de milho não é um método agradável. Cá entre nós - faz de conta que ninguém está nos lendo -, como funcionava isso?! Pensei em comentar "intrigante", mas se com o milho é inimaginável, com o trigo é praticamente impossível.

6 comentários:

Rick disse...

Trocaria o papel higiênico por livros, que de certo modo, também é papel e se por acaso o livro não for bom, já tem um uso adequado.
Mas cinema e fotografia é uma coisa realmente linda. "_"
Boa noite.

Elisa Mello disse...

Adorei essa ideia de post!
Mas para mim a fotografia realmente é o que mais agreço por ter sito inventado haha
Já a antroposofia, estou estudando um conteudo sobre essa materia na faculdade, é muito interessante! :D

acdua disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAH
Maravilhoso! E senti-me lisonjeada ao ser citada e também um pouco humilhada porque sua lista foi logo começando com uma filosofia de vida e a minha só contém coisas aleatórias que vieram na minha cabeça hahaha
Realmente, o que seria de nós sem o cinema e a fotografia? Mas, na verdade, acho que se eu fosse fazer outra lista colocaria a categoria "arte" porque não consigo mensurar qual das coisas artísticas me faria mais falta em um mundo.
E o que dizer sobre o papel higiênico? Bendito seja seu inventor! Acho que ele merece o mesmo céu do inventor do absorvente, viu?
Saudades de comentar por aqui, ando bastante atarefada e perdida na vida, mas um dia volto a ser uma fã assídua do BC.
Continuo sendo sua fã, viu?
Abraços! <3

L.H.C disse...

Papel higiêncio wins! É realmente uma grande invenção, uma das melhores ideias do mundo

Aline Aimée disse...

Preciso concordar com a última invenção. De fato: essencial!
E você posta as melhores fotos e gifs. Tô passando mal com a foto da mocreia do item 3.
Talvez eu copie a tag, mas sou muito previsível, minhas respostas nem seriam tão legais.

lilian alipio disse...

meio complicado dizer a melhor inveção, e colocar apenas 5 poxa na minha opnião é o computador,televisão e se existe outro eu vou dizer depois, mas curti a idea nos faz pensar em um mundo sem todas essas coisas.
No post da Mayra ela falou do controle remoto, bom eu vi esse item surgi vamos se dizer assim não mudou muita coisa.

Postar um comentário