27 de dezembro de 2013

Doze filmes para 2014

Ultimamente, muitas pessoas falam sobre livros. A literatura está em alta. E sim, isso é muito bom! Só que são poucas aquelas que falam sobre filmes. Dos blogs que sigo, pelo menos, acho que ninguém escreve a respeito do último filme que viu. Então, além dos Doze Livros Para 2014, resolvi me comprometer ao cinema também:

1. Shahrukh Khan
Fiz uma lista com os mais de sessenta filmes de “King Khan”. No começo, eu não entendia o motivo do apelido que deram ao ator Shahrukh Khan, mas também, estava apenas começando a conhecer Bollywood. Depois de “My Name is Khan” assisti outro filme dele. E mais outro. Outro. Até que me dei por vencida e sim, ele é realmente o rei de Bollywood. Listei todos os seus filmes, sendo que doze já foram riscados, e em 2014 pretendo completá-los. O próximo é: “Chak De! India”.


 
2. O Tempo e o Vento (2013)
Não que eu esteja orgulhosa disso, mas esperava que o filme estivesse disponível em torrent num piscar de olhos. Como isso ainda não aconteceu, o jeito é esperar pela exibição na Globo em forma de minissérie, que passará em janeiro. E antes que me perguntem: não, não sou o tipo de pessoa que paga por um serviço ao estilo Netflix. Esse tipo de coisa não faz sentido para mim.





3. O Lobo de Wall Street (2013)
Porque: Leonardo DiCaprio.









4. A Menina Que Roubava Livros (2013)
Ou eu sou muito perdida mesmo, ou o lançamento do filme se perdeu nas intempéries do tempo. De acordo com minha memória (duvidosa, tudo bem) a estreia deveria ter ocorrido em setembro. Estamos em dezembro, o ano está por um fio, e nos sites continua constando 2013 como ano de lançamento. E se a exibição for nesse Natal, sinto muito, mas cinema em dezembro/janeiro só mesmo para os fortes.




5. Melancolia (2011)
Kirsten Dunst não é uma boa atriz. “Maria Antonieta” não é um filme bom. Então por que assistir “Melancolia”? Porque Lars Von Trier dirigiu “Dançando no Escuro”, de 2000, com Björk fazendo um excelente papel. Dele, eu posso e vou esperar muitas coisas. Da Dunst, só espero que não estrague tudo.  






6. A Fita Branca (2009)
Quero assisti-lo pelo mesmo motivo de “Melancolia”: o diretor. Dessa vez, Michael Haneke, diretor e roteirista de “Amour” – aquele filme aclamadinho, ganhador de vários Oscars. “A Fita Branca” está na lista desde muito antes desse filme ser lançado, mas foi passado para trás porque nunca acho que é o momento. Resolverei isso em 2014.






7. Goliyon Ki Raasleela Ram-Leela (2013)
Sanjay Leela Bhansali foi o meu primeiro Bollywood: Saawariya. E talvez seja o único diretor pelo qual nutro uma certa idolatria. Ele também tem sua listinha “para assistir” nos meus arquivos, no caso, bem menor: de sete filmes dirigidos por ele, só me faltam quatro, dentre eles: “Ram-Leela”, um filme tão esperado, mas tão esperado, que todos os dias atualizo os sites que oferecem filmes indianos. Assim, todos os dias mesmo. De 2014 não passa!




8. Momentos Eternos de Maria Larssons (2008)
Me apaixonei pelo roteiro assim que vi o trailer. A história foi baseada na vida da avó da esposa de Jan Troell (o diretor), a primeira fotógrafa profissional da Suécia.






9. Billy Elliot (2000)
Um clássico que, ao que tudo indica, todo mundo ama.








10. Unrelated (2007)
O único filme de Tom Hiddleston que eu ainda não assiste. O problema será conseguir encontrá-lo.








11. Jimmy P. (2013)
Eu gosto quando consta “baseado em fatos reais” na sinopse. É o caso de “Jimmy P.”, que conta a história de Georges Devereux, psicólogo, e Jimmy Piccard, um índio americano traumatizado após servir na Segunda Guerra Mundial. Não consigo me lembrar de algum filme norte-americano mencionando os índios, apesar de fazerem parte da história do país. “Jimmy P.” por enquanto, nesse quesito, é a joia da lista.




12. Camille Claudel, 1915 (2013)
Vi a indicação em um blog feminista (veja você). O roteiro é baseado na vida da escultura Camille Claudel, que foi trancada por seu irmão em um hospício pelo resto da vida. Parece bem melancólico, bom para os momentos de TPM.

3 comentários:

Carol Patrício disse...

Eu também esperei pela estreia de "A menina que roubava livros" para setembro, mas vi que só vai ser lá pro dia 31 de janeiro mesmo. E eu estou ansiosa para ver essa minissérie da Globo, apesar de nunca ver nada que ela passa, mas estou tão interessada nesses livros e o trailer (é assim que se chama?) ficou muito bom e chamou minha atenção. Depois de ler o seu blog fiquei com vontade de ver alguns filmes de Bollywood!

Nathy disse...

Ah! Estou ansiosa, esperando por "A menina que roubava livros"!

Mariana M. disse...

Espero que esse link ajude: http://tomhiddleston-masterpost.tumblr.com/post/31992373821/caz2y5-pointlesswordsmith (e espero que meu comentário não seja marcado como spam por causa dele :D). Porque Tom Hiddleston é uma doença e eu realmente espero me curar dela um dia ao me casar com ele. BTW, não sabia que tu curtia Bollywood. As vezes eu passo dias inteiros assistindo vídeos de Bollywood (meu primeiro toque de celular foi Que Sera Sera do filme Pukar). Eu sempre digo pra mim mesma que preciso começar a ver os filmes inteiros ao invés de ficar só vendo os clipes de música...

Postar um comentário