2 de maio de 2014

No fim do arco-íris

É lógico que eu quero que o Bonjour Circus alcance metas cada vez maiores. Afinal de contas, se trata do meu ego. Do meu pobre e mal tratado ego, que como todo gato gordo, merece um afago. O sentido da vida é influenciar, você não acha? É por isso que volte e meia procuro textos e receitas mágicas para impulsionar o ibope deste blog circense e colorido.


Segui algumas dicas, li vários artigos tanto de sites profissionais quanto de blogs despretensiosos, e o resultado foi tão minúsculo que parei um momento para me perguntar: será que no fim desse arco-íris tem um pote de ouro? Porque, veja bem, consultoria para um blog pessoal de repente me pareceu uma atitude desesperada. Se eu tratasse de um assunto específico ou quisesse vender um produto, ok: vamos fazer essa pipa subir! Mas se tratando de um espaço onde escrevo o que me dá na veneta, a busca pelo sucesso colossal perdeu completamente o sentido.

Daí para frente ficou mais fácil: quer saber? Nem tudo precisa ser um sucesso. As coisas podem simplesmente existir e agradar quem estiver disposto a fazer uma aposta. Então, eu abandonei o culto as mil curtidas no Facebook, as centenas de seguidores no Twitter, os mais de quarenta comentários e compartilhamentos infinitos em redes sociais. É claro que ainda participo de grupos que condizem com meu nicho de mercado, pois acredito que blogs são para isso: concordar ou discordar. Quanto mais leitores, melhor. Sempre. Mas que cada um chegue aqui pelo próprio caminho, e não por ter sido intimado. E, principalmente, que volte porque sentiu saudades.

Entendo quem queira alavancar as visitas e ganhar notoriedade fazendo o que for possível, usando de todos os truques de publicidade. Eu também quero. Escolhi o jeito mais difícil, só isso. Aprendi que essa ansiedade por atenção não combina com o blog que quero para mim. Que meus leitores, por mais que sejam do mundo, podem sim ser chamados de meus por mérito próprio, e não por eu ter publicado textos com o “assunto do momento” ou títulos apelativos. Vamos combinar? Deixemos o jornalismo para quem entende do assunto. Depois de tanto ler, experimentar e dar com as fuça na porta descobri o que não está escrito em manuais ou demonstrado nos gráficos: no fim do arco-íris há outro arco-íris.

13 comentários:

Cacá disse...

das tuas palavras faço as minhas. <3
uma coisa que eu acho graça (só isso mesmo hahaha) é que às vezes me empenho muito num post, talvez de um tutorial ou sei lá, fico horas fazendo pensando 'ESSE VAI BOMBAR, CERTEZA' e nada. aí às vezes escrevo uma coisa ultra despretensiosa, que fui ali e abri e tipo mil comentários (mentira, 5, mas enfim hahaha).
Sabe que foi um post que tu me indicou aqui no teu blog que 'alavancou' o número de visitantes no meu? <3 obrigada! hihi

Fábio Alves disse...

O melhor do texto foi "O sentido da vida é influenciar".

Dentro da Bolha disse...

deixe para quem sabe fazer publicidade, eles sim querem vender algo. e a escrita em blog, principalmente, não é vendida em mercado municipal.

dentrodabolh.blogspot.com

Amanda Tracera disse...

Que post sensacional!

Dayane Pereira disse...

Essa frase final é maravilhosa, posso usar? rs
Eu também já fiz taaaanta coisa para aumentar os views, e olha, deu certo, mas se vc não manter isso, acaba; Sabe, a coisa de escrever porque vc ama, de compartilhar o que você gosta e acredita, e principalmente, tratar o outro blogueiro como um igual, retribuir, conversar, isso pra mim é o melhor, o que eu mais gosto - a troca. Esta infelizmente vem de poucos, mas eu continuo. Sempre vou voltar nos blogs que eu gosto, que eu acredito, que são mais intimistas, pequenos, do jeito que eu gosto. E isto, nenhuma publicidade e rios de dinheiros em SEO e adwords são capazes de manter.
Belo texto! eu acho que vc está no caminho...

Pamela Ribeiro disse...

Adorei o seu post, estava pensando sobre algo parecido nesses últimos dias, "a busca pelo sucesso", às vezes eu penso que por essa busca, a gente acaba perdendo um pouco da nossa identidade. Inclusive, gosto bastante do seu blog.

Flá Costa * disse...

Del, tanto tempo que não venho aqui - que ironia, dado o post!
Eu sei bem como é... meu ego vive sendo acariciado e eu adoraria que uma quantidade cada vez maior de gente pudesse me ler. É quase uma necessidade... ainda não alcancei o sucesso, mas sabe o que é melhor? Dar com a surpresa de encontrar comentários no blog ou ver a quantidade de visualizações que ele tem (10? 20 por dia?!). O que eu quero é ser ouvida. Que seja por quem quer me ouvir!

Beijinhos

Linn Rodrigues disse...

Você está totalmente certa, na vida nem tudo deve ser um sucesso, basta nos agradar e pelo menos, agradar mais alguém né? haha
Antigamente eu me importava muito com números, e percebi que isso era uma atitude fútil, mas, mesmo assim, queremos alguma atenção de pessoas que reconheçam nossas atitudes e criações.
Beijos ~ http://always-starting.blogspot.com.br/

Mariana Greyjoy disse...

HAUSUAHSUAHSUHAUSH já tentei fazer propaganda do meu blog mas não deu muito certo!Mas de vez em nunca eu dou uma promovida nele,esperando que surja um novo seguidor ou um novo comentário!
E seu blog é um dos melhores que tem nessa internet!Eu amo ele de paixão!

Beijos,Mariana.
http://almanaquedeoutono.blogspot.com/

Nathy disse...

Del, eu gosto muito do seu blog! E pode ter certeza que é por causa do que VOCÊ escreve! Nem gosto de blogs que vivem de textos copiados. E o seu blog já é um sucesso. Pode até não ser como você gostaria, mas já o vi por aí...nessa postagens de indicações e tudo mais, rsrs.
Beijos e sucesso, sempre! ;)

Sophie disse...

Aí sim!

Julia Pacheco disse...

Venho meio envergonhada dizer que há algum tempo leio o seu blog, mas nunca comentei nada, mas não poderia deixar passar em branco esse post em especial. E, tudo o que eu tenho pra dizer é obrigada. Muito obrigada por colocar num texto fenomenal tudo o que eu não conseguia expressar. Me sinto exatamente assim com relação ao meu blog, eu mesma não teria explicado melhor. Você é sensacional, sue blog é sensacional e essa última frase, "no fim do arco-íris há outro arco-íris", vale não só pra essa vida na internet, mas pra tudo (e entrou na minha lista de ~possível prováveis distantes tatuagens~ haha).
Parabéns mesmo pelo blog, juro que daqui pra frente vou tomar vergonha na cara e comentar mais! E, só pra constar, o seu layout é o meu sonho de consumo máximo e absoluto =D
Beijos!

livroseoutrasfelicidades disse...

Del, seu blog é incrível. Pensa que ela está sendo lido por pessoas que te entendem e realmente acham graça nos seus textos.

Postar um comentário