7 de outubro de 2014

O sorriso e a memória

— Por que os elefantes sempre tem a cara triste?
— Porque eles tem memória.

Às vezes rolam uns papos circenses aqui em casa. Minha mãe fez a pergunta, mas sinceramente nunca reparei na cara de um elefante. E é verdade, eles sempre saem meio tristes, frustrados, nas fotos antigas. Certa vez uma criança me perguntou como faz para saber se um elefante está sorrindo? Eu disse que estudava arte circense, não medicina veterinária. A pergunta incomodou mesmo. Eu já havia visto elefantes mortos, sofridos, pendurados sobre um navio, carregando lona, descendo de trens, sendo treinados. Nunca vi um elefante sorrir. Se vi, não percebi. Então fica por isso mesmo: elefantes tem memória. Coitados.

7 comentários:

André Luiz disse...

Que sofrimento esse deles.
E nosso.

Fábio Alves disse...

Triste existência.

Thay disse...

Poxa, que tristeza. =/
Será que não dá pra pensar que eles só estão, sei lá, com preguiça de sorrir? HAHA, como sou bobinha. XD

Camyli Alessandra disse...

Nunca parei para pensar nisso...

Lisa Cristine disse...

Realmente, coitados.

Yuu disse...

O único elefante feliz que eu já "vi" foi o Tantor, em Tarzan. Também pudera, personagem de desenho animado vivendo as maiores aventuras (#sessãodatarde) livre na África. Dumbo também é um desenho, mas nele já tem aquele semblante triste, com pena ou sem pena. Eu nunca tinha parado para pensar nisso. Triste realidade.

Gabriela, disse...

Poxa, nunca tinha percebido como os elefantes parecem tristes. Coitados mesmo. :(

Postar um comentário