9 de dezembro de 2014

Natal – Cinco presentes criativos

Não é novidade que, para mim, Natal é a pior época do ano. Com quatro anos de Bonjour Circus já escrevi algumas vezes a respeito da impaciência, do mau humor e do azedume que me atingem em dezembro. Mas eu gosto de presentear as pessoas. Na maioria das vezes, enquanto os outros se amontoam pelas ruas para as compras de última hora, eu a) já estou pronta há muito tempo ou; b) me viro com o que tenho em casa. E se virar com o que encontramos guardado por aí, na minha opinião, é muito mais divertido do que comprar um par de meias só para não passar em branco. Sim, sou adepta do Faça Você Mesmo, da criatividade, de surpreender a pessoa. Como nesse ano as coisas estão particularmente atrasadas e as contas curtas, tive que colocar a mão na massa de novo. Daí que resolvi reunir aqui as ideias que acabei separando para colocar em ação mais tarde!


1. Pote de mensagens
É muito simples: você pode ir à loja especializada, no R$1,99 mais próximo da sua casa, ou compre pela internet mesmo um pote bem bonito de vidro. Depois, faça como preferir: escreva as mensagens à mão ou digite no computador, imprima e depois recorte os retângulos. Existem potes médios que comportam de 50 há 60 mensagens. E o que escrever? Mensagens pessoais, motivacionais, citações de autores famosos, formadores de opinião, líderes religiosos, frases de biscoito da sorte, enfim, o que você quiser que a pessoa presenteada saiba, sinta e leia por um bom tempo.


2. Caneca personalizada
No hipermercado perto de casa existem diversos formatos diferentes, mas sem pintura, apenas brancos. A vontade de comprar o estoque inteiro e depois pintar uma por uma em casa, do jeito que eu quiser, é enorme! Antigamente, na minha adolescência, quando eu ganhava uma caneca branca colava alguns adesivos na porcelana para deixá-la mais “animada”. Mas descobri que existem canetas próprias para isso vendidas em armarinhos ou grandes papelarias. Agora ficou bem mais fácil: uma caneca branca ganha frases matinais, desenhos de gatos ou qualquer motivo que descreva a personalidade do presenteado. Nesse link tem o tutorial em português.

Fonte
3. Spa in a jar
Eu, particularmente, adoraria receber um presente assim! Um jarro cheio de produtos de beleza: esmalte, creme para as mãos, protetor labial ou batom, velas. Claro, tudo em miniatura. Já vi algumas versões com esponja para banho, lixa de unha e até bombom. Você também pode fazer um kit para costura (com linhas, agulhas, tesourinha) ou de doces (balas, bombons, chiclete). Na verdade, são vários presentes numa só embalagem que manterão a pessoa entretida por algum tempo.

Fonte
4. Esfoliante natural
Existem dezenas de receitas na internet para esfoliantes, máscaras, cremes. É um presente que poucos esperam receber e bem personalizado. Conheço algumas pessoas de pele bastante sensível, que não podem usar os cosméticos convencionais ou mesmo veganas que acham difícil (e caro) manter um tratamento cruelty-free. A solução para elas, e para mim de certa forma, foram os produtos caseiros. Tem a mesma eficácia! Basta adicionar essências e corantes alimentícios para deixar tudo melhor. Separei três receitas de esfoliantes que funcionaram muito bem comigo!



5. Biscoitos
Todo ano eu e minha mãe fazemos biscoitos com uma receita que está há anos na família (não é uma tradição, só fazemos porque gostamos). Depois presenteamos os vizinhos, o cabeleireiro, a dentista, o padeiro, o cara que sempre quebra um galho quando alguma coisa em casa quebra, enfim: todo mundo fica feliz! Eles se sentem lembrados, sabem que tem importância para a minha família e que, apesar de não termos gastado horas no shopping para escolher o par de meias perfeito, nos demos ao trabalho de preparar aquilo com muito carinho. Modéstia a parte, os biscoitos são uma delícia. Mal chega dezembro e já tem gente perguntando por eles! Mas como tenho ciúmes dessa receita, separei outras quatro para vocês (e existem outras centenas no Google).


E para encerrar com chave de ouro separei também alguns links com ótimos printables (gratuitos) para imprimir e colar no seu jarro, caixa ou pacote de presentes: Decorator's Notebook, Everything Etsy, The Graphics Fairy e Crafts With Jars.

Falta de tempo e dinheiro não são desculpas aceitáveis. Eu sempre arranjo um jeito de fazer feliz a pessoa de quem gosto. Dá um pouco mais de trabalho? Sim. Concordo que é bem mais fácil ir na C&A, escolher uma blusinha bacana, enfiá-la na caixinha de marketing e só esperar pelo momento certo. É o que eu faria se isso me deixasse satisfeita, mas na verdade prefiro gastar um pouco mais de tempo (e de quebra menos dinheiro) nos presentes que irei dar. Afinal, Natal só acontece uma vez por ano (ainda bem)!

4 comentários:

Edgar disse...

Achei legal a ideia dos biscoitos. Original. Eu adoraria receber biscoitos caseiros da minha vizinha. Só não sei dizer se alguém no mundo ficaria feliz com o presente sabendo que foram feitos por mim (com certeza não).

Cyntia Campos disse...

Sempre gostei da ideia do "faça você mesmo". Os presentes têm mais personalidade e mais carinho do que aqueles comprados que muita gente vai ter igual. Eu gostaria muito de ganhar o pote com mensagens ou os biscoitos =)

Maria Cândida disse...

A primeira e última vez que fiz uma caneca personalizada dessas, o cara ficou de draminha comigo (estávamos num vai e vem estranho) e acabei nunca dando a caneca pra ele. Ele quebrou meu coração, eu quebrei a caneca dele. Desgraçado.

Eu tinha visto no blog Namorada Criativa uma dica de uma "caixa de desejos", que é uma caixa onde você coloca vários papeis com diversos desejos e presentinhos relacionados a eles, achei fofo porque combina o DIY com os presentinhos industrializados, então não fica realmente muito trabalhoso caso você, assim como eu, não tenha as mãos firmes nem pra segurar a xícara do café da tarde.

Beijinhos ;*
Phantasmagorik

Aline Aimée disse...

Adorei não só a ideia do presente personalizado como as sugestões. Ótimo post, Del. Beijão!

PS: Também fico de bode nessa época.

Postar um comentário