26 de junho de 2015

Trupes circenses que na verdade são bandas

Eu procuro arte circense em tudo, é mais forte do que eu, desde referências ocultas até porcelanas trincadas com trapezistas pintados à mão. Todavia, não tenho pierrots espalhados pelo quarto (como uma vez me perguntaram por email), não ando de tutu na rua e meus sapatos são do tamanho 38. Para a decepção de muitos, eu sou até que bem normal.

Não é diferente com a música. Fico alegre quando alguma banda lança um álbum temático, um clipe ou uma única música (Britney Spears não inclusa porque me dou ao respeito). E daí eu fiz o quê? Reuni as bandas com pegada circense que já encontrei por aí!

Só não vou escrever a respeito de cada uma porque acho que este é o caso de ouvir. Sabe como é, banda circense (ou trupe, que seja), não quer dizer obrigatoriamente “música de circo”, com letras contando histórias de bailarinas e palhaços apaixonados, ilusionistas, leões e o escambal. Estou falando de uma leve essência, ou mesmo de referências. Apesar de algumas pessoas insistirem na mistura inusitada com o steampunk, há projetos que deram certo. Afinal, como gosto de afirmar: qualquer coisa que você vá fazer com arte circense exige bom senso. No mais, é uma chance para quem gosta de viver expandindo o conhecimento musical.

1. Circus Contraption



2. Babylon Circus



3. Triciclo Circus Band



4. Vagabond Opera


2 comentários:

Rony Erisson disse...

Coitada de Britney, mulé! Hahaha
Apesar de ter medo de palhaços desde infância, viajei legal com a primeira música. Obrigado por postar aqui em seu blog!
Abraço grande.

Amanda Tracera disse...

A Britney e esse álbum, meu deus. Meu deus. A vergonha alheia, ela não para de crescer. Curti as músicas que você recomendou, e, embora fuja um pouco do estilo musical, tem uma banda nacional chamada Teatro Mágico que também abusa desse tema de um jeito que eu, particularmente, acho muito legal. :)

Beijo!

Postar um comentário