3 de janeiro de 2016

Filmes e Livros de 2015

20122013 - 2014

Não assisti tantos filmes quanto gostaria, mas me considero sortuda: assisti bastante coisa boa e alguns lançamentos de Bollywood. Também li menos do que o esperado e tive fortes decepções. Por outro lado, não posso reclamar por motivos de As Crônicas de Gelo e Fogo, que pretendo terminar antes de abril de 2016. Falei dos filmes e livros que me marcaram no ano passado nesse texto aqui. Estou ansiosa pra rechear essa lista de coisas boas ao longo desse novo ano!

Filmes:
Happy New Year (2014) ★★★
Bhaag Milkha Bhaag (2013) ★★★★
Shaadi Ke Side Effects (2014) ★★
Uma História Severina (2005) ★★★
Kabhi Khushi Kabhie Gham (2001) ★★
Leviatã (2014) ★★★
Moça com Brinco de Pérola (2003) ★
A Vida de Brian (1979) ★★
Precisamos Falar Sobre o Kevin (2011) ★
O Mordomo da Casa Branca (2013) ★★★★
Florbela (2012) ★★★
Selma (2014) ★★★
Bom Dia, Vietnã (1988) ★★★
O Pescador de Ilusões (1991) ★★★
Segredos da Vida (1994) ★★★
Tempo de Despertar (1990) ★★★
O Conde de Monte Cristo (2002) ★★
Sicko (2007) ★★★★
Livre (2014) ★★★
Gulaab Gang (2014) ★★
Vingadores II (2015) ★★★
À Procura do Amor (2013) ★★
Sete Anos no Tibet (1997) ★★★
De Repente Pai (2013) ★★
O Grande Hotel Budapeste (2014) ★★★
Tudo Pode Dar Certo (2009) ★★★
Queen (2014) ★★★
Moscou em Nova York (1984) ★★
Passagem para a Índia (1984) ★★★
Interestelar (2014) ★★★★
Viagem a Darjeeling (2007) ★★
Jurassic World (2015) ★★★
Finding Fanny (2014) ★★★
Jodhaa Akbar (2008) ★★★
Aashiqui II (2013) ★★★
PK (2014) ★★★
Piku (2015) ★★★★
O Exterminador do Futuro II (1991) ★★
Samsara (2001) ★★★★
Cinema Paradiso (1988) ★★★★
Perdido em Marte (2015) ★★★
Que Horas Ela Volta? (2015) ★★★
Caçadores de Obras-primas (2014) ★★★
Durval Discos (2002) ★★★
Invictus (2009) ★★★
Hawaizaada (2015) ★
O Regresso (2015) ★
Star Wars: O Despertar da Força (2015) ★★
Livros:
A Vida do Livreiro A.J. Fikry, Gabrielle Zevin ★★
Nu, de Botas, Antonio Prata ★★
Sweet Tooth I, Jeff Lemire ★★
Sweet Tooth II, Jeff Lemire ★★
Sweet Tooth III, Jeff Lemire ★
Walden, Henry David Thoreau ★★★
24 Contos de F. Scott Fitzgerald, Ruy Castro ★★★
Claros Sinais de Loucura, Karen Harrington ★
Rabo de Baleia, Alice Sant’Anna ★
Tipos de Perturbação, Lydia Davis ★★★
Fausto, Goethe ★★★
Um Dia Perfeito Para Casar, Julia Strachey ★
A Paixão, Jeanette Winterson ★★★
Passageiro do Fim do Dia, Rubens Figueiredo ★★★
As Aventuras de Pi, Yann Martel ★★★★★
A Extraordinária Viagem do Faquir (...), Romain Puértolas ★
Precisamos Falar Sobre o Kevin, Lionel Shriver ★★★
Laranja Mecânica, Anthony Burgess ★
A Sociedade (...), Mary Ann Shaffer e Annie Barrows ★★★
O Segredo do Meu Marido, Liane Moriarty ★★
Trocando Olhares, Florbela Espanca ★★★★
Prato Sujo, Marcia Kedouk ★★★
Livro das Mil e Uma Noites I ★★
O Conde de Monte Cristo, Alexandre Dumas ★★★
O Tempo é um Rio que Corre, Lya Luft ★
O Livro d'Ele, Florbela Espanca ★★★★
Livro de Mágoas, Florbela Espanca ★★★★
Livro de Soror Saudade, Florbela Espanca ★★★★
Charneca em Flor, Florbela Espanca ★★★
Reliquiae, Florbela Espanca ★★★
Sábados Inquietos, José Castello ★★
A Mensageira das Violetas, Florbela Espanca ★★★★★
Iniciação à História da Filosofia, Danilo Marcondes ★★★
Uma Passagem para a Índia, E. M. Forster ★★★
Admirável Mundo Novo, Aldous Huxley ★★★★
A Casa dos Budas Ditosos, João Ubaldo Ribeiro ★★
Os Luminares, Eleanor Catton ★★
Os Buddenbrooks, Thomas Mann ★★
Minha Vida Sem Banho, Bernardo Ajzenberg ★★
Para Ser Escritor, Charles Kiefer ★
Inferno, Max Hastings ★
Os Bruzundangas, Lima Barreto ★★★
O Homem que era Quinta-feira, G. K. Chesterton ★★
A Vida no Céu, José Eduardo Agualusa ★★
O Circo Mecânico Tresaulti, Genevieve Valentini ★★
Til, José de Alencar ★★★
Despertar: Uma Vida de Buda, Jack Kerouac ★★★
From India, Kumar & Suba Mahadevan ★★★
A Amiga Genial, Elena Ferrante ★★★
A Revolução dos Bichos, George Orwell ★★★
Livro de Receitas para Mulheres Tristes, Héctor Abad ★★★
A Política Sexual da Carne, Carol J. Adams ★★
O Verão Sem Homens, Siri Hustvedt ★★
Sejamos Todos Feministas, Chimamanda N. Adichie ★★★
O Demônio do Meio-dia, Andrew Solomon ★★★
Idiopatia, Sam Byers ★★
Portas Abertas, Aline Campbell ★
Sangue no Olho, Lina Meruane ★★★
Hamlet, William Shakespeare ★★★
Aura, Carlos Fuentes ★
Comprometida, Elizabeth Gilbert ★★★
Perdido em Marte, Andy Weir ★★★
O Futuro Chegou, Domenico De Masi ★★
A Guerra dos Tronos, George R. R. Martin ★★★★
A Fúria dos Reis, George R. R. Martin ★★★★
A Tormenta de Espadas, George R. R. Martin ★★★★

2 comentários:

Lidia Matos disse...

CARACA! quanta coisa bacana! Eu não tenho esse costume de anotar os filmes que eu assisto :/ mas os livros sim (: Eu tbm não li tanto quanto eu queria, mas com certeza vc leu mais que eu! Os únicos que li da sua lista foram Laranja Mecânica que tbm foi esse ano e Til (:

http://www.prefirobsides.com.br/

Camila Faria disse...

Oi Trauti, feliz ano novo! :)

E eu achando que tinha lido horrores em 2015... até bater o olho na sua "listinha". Hahaha! Brincadeiras à parte, acho que 2015 foi um ano bacana de leituras para mim (com algumas decepções também, claro). Espero continuar nessa maré de boas leituras em 2016 ~ e de bons filmes também. Eu costumo anotar tudo que assisti também e estou pensando em registrar isso de alguma forma (acho que criarei uma pastinha no pinterest, ainda não sei...).

Fiquei toda boba aqui quando vi um link para o blog no seu post de melhores textos de 2015. Obrigada pelo carinho e pelo apoio de sempre. <3

http://naomemandeflores.com

Postar um comentário